Reuters deturpa guerra dos EUA contra a Venezuela – Forças da Rosneft em retirada de fabricação de notícias

 

A agência de notícias Reuters publicou uma retratação de um relatório “exclusivo” sobre as operações entre as petrolíferas estatais venezuelana e russa, PDVSA e Rosneft, após negar a fonte fornecida pelos EUA. A Reuters também agiu depois que a Rosneft pediu uma investigação criminal das operações da empresa de mídia na Rússia por promotores de Moscou.

O reconhecimento de declarações incorretas expôs evidências de que os repórteres e escritórios da Reuters em Caracas, Venezuela, Cidade do México, Houston, Londres e Washington estão rotineiramente transmitindo informações desinformadas fornecidas por agentes do governo americano em sua tentativa de danificar as operações venezuelanas, russas, indianas e chinesas. mercado internacional de petróleo.

De acordo com uma publicação da Reuters divulgada na terça-feira, 23 de abril – mas aparentemente publicada em 18 de abril – a agência de notícias admitiu que “não poderia determinar” sua alegação anterior de que um “esquema descoberto pela Reuters” era verdadeiro. A nova alegação da Reuters também nega a acusação de que a Rosneft estava agindo ilegalmente com a Petróleos de Venezuela, SA (PDVSA), para derrubar as sanções americanas impostas à empresa venezuelana em janeiro; e no Evrofinance Mosnarbank, um banco estatal, sancionado em 11 de março.

Agora, segundo a Reuters, “especialistas não veem nenhuma violação de sanções”. O “esquema descoberto pela Reuters”, divulgado em 18 de abril, foi reimpresso nesta semana como “uma nova abordagem descrita pela Reuters”.

A retirada sem precedentes da Reuters seguiu um comunicado da Rosneft divulgado  em 19 de abril. A empresa classificou a reportagem da Reuters como uma “mentira descarada … desinformação proposital, legalização de rumores … inventou informações fabricadas com o propósito de causar danos à economia russa, As empresas russas e o Estado russo. ”Acolhendo a correção em Moscou , a  Rosneft a chama de“ uma admissão sem precedentes de que estávamos certos em nossa avaliação do artigo da Reuters ”.

Fontes de jornalistas internacionais expressam preocupação de que a reputação e a capacidade da Reuters em reportar internacionalmente tenham sido prejudicadas pelo que chamam de “americanização” da agência de notícias. Essa é uma referência ao editor-chefe da Reuters, Stephen Adler, que mora em Nova York.

Os porta-vozes da Reuters em Nova York e em Londres ainda não esclareceram as fontes da alegação agora repudiada. Até agora, eles também se recusam a corrigir uma Reuters anterior “exclusiva” com alegações contra a PDVSA ea Rosneft, cujas fontes eram também de Washington, e cuja veracidade foi contestada na época como propaganda para a guerra de sanções dos EUA contra a Venezuela ea Rússia.

De acordo com a assinatura impressa, o repórter responsável pela versão original e corrigida das alegações da Reuters é Marianna Parraga (à direita). Educado em uma universidade privada na Venezuela , Parraga trabalhou primeiro para a Reuters em Caracas. Posteriormente, sediada na mesma época na Cidade do México e em Houston, Texas, ela se considera uma correspondente de energia para a América Latina. A Reuters publicou vários relatórios “exclusivos” com a assinatura da Parraga, todos alegando fontes anônimas de evidências de que o governo venezuelano e a estatal petrolífera PDVSA estão quebrando as sanções dos EUA; leia a lista da lista de exclusividades da Parraga aqui .

Em março, relatando a partir de Houston, Parraga divulgou um documento que recebeu da oposição financiada pelos EUA ao governo venezuelano. Em uma proposta de apoio aos investidores dos EUA, Parraga afirmou que “o governo provisório da Venezuela liderado pelo chefe do congresso, Juan Guaido, está preparando nova legislação para reverter a nacionalização do setor de energia do presidente Hugo Chávez, permitindo às empresas privadas um papel maior em seus campos petrolíferos e encolhendo a PDVSA. de acordo com fontes e um esboço visto pela Reuters. ”

Em seu feed no Twitter,  Parraga não fez uma correção pessoal de sua declaração incorreta. Em vez disso, ela continua promovendo a publicação de 18 de abril.

Embora o gerenciamento da Reuter tenha apagado a maioria dos traços da história original, eles não conseguiram “corrigir” a versão do Yahoo na Internet . Antes também desaparece, aqui estão várias capturas de tela:

Fonte: www.yahoo.com

Dirigido de uma matriz em Nova York, o editor-chefe da Reuters é um americano com formação em Harvard, Stephen Adler. No mês passado, Adler divulgou uma declaração atacando o governo de Mianmar (Birmânia) por colocar dois repórteres da Reuters em julgamento, condenando-os por acusações criminais e mandando-os para a prisão por longas penas. “Eles são jornalistas honestos e admiráveis, que não infringiram a lei, e devem ser libertados com urgência”, afirmou Adler. De acordo com a versão do New York Timesdo caso da Reuters em Mianmar, as provas contra os dois repórteres vieram da polícia local, que captou os jornalistas com documentos oficiais em violação da lei local de segredos oficiais. A Reuters contratou para sua defesa Amal Clooney, um membro do escritório de advocacia de Londres que defende Julian Assange contra o indiciamento do governo dos EUA por conspiração para violar um dos estatutos dos segredos oficiais dos EUA.

Esquerda, Stephen Adler, em Nova York. Centro, repórteres da Reuters em Mianmar, Wa Lone e Kyaw Soe Oo. À direita: Julian Assange em Londres.

Adler, de acordo com duas fontes informadas sobre sua conversa, americanizou a cobertura global da Reuters. Ao mesmo tempo, as fontes comentam, Adler impôs redução de custos e de empregos, o que reduziu o número de repórteres e o fluxo de notícias de fontes em países com os quais o governo dos EUA está engajado na guerra de informação. Editar e reescrever o fluxo de notícias da Reuters tem sido cada vez mais centralizado por Adler nos EUA.

Em novembro passado, no que Parraga e um colega do gabinete da Reuters em Washington chamaram de “exclusivo”, a Reuters afirmou que uma reunião secreta em Caracas entre o presidente-executivo da Rosneft, Igor Sechin, e o presidente venezuelano Nicolas Maduro foi “um dos sinais mais claros de tensão”. A Reuters informou que suas evidências vieram de “duas fontes informadas sobre a conversa [Sechin-Maduro] no último sábado”. Leia a história da Reuters aqui .

Dúvida de que Sechin esteve em Caracas quando a Reuters afirmou, e evidências de que a “crise” entre a Rosneft, a PDVSA e o governo de Maduro foram fabricadas em Washington, podem ser seguidas em detalhes aqui .

Ontem, os porta-vozes da Reuters, Heather Carpenter (à direita) em Nova York, fizeram
perguntas detalhadas sobre a veracidade de ambos os “exclusivos” da Parraga – o relatório de novembro e o relatório de 18 de abril. Concretamente, por telefone e e-mail, ela foi solicitada a esclarecer as evidências e as “duas fontes” nas quais a publicação de novembro foi baseada. Ela também foi convidada a explicar como a Reuters havia verificado o material de Parraga antes de publicá-lo.

Carpenter também foi solicitado a explicar por que a correção desta semana do relatório de 18 de abril da Parraga foi publicada como se na data original; por que a versão corrigida acrescentou relatórios de agências da Reuters em Caracas, Nova Delhi e Londres, que não haviam sido identificados no original; e se a correção publicada é um reconhecimento da Reuters de que a origem da alegação, que já não pode ser “determinada”, é material de guerra de informação do governo dos EUA. Por que, o porta-voz foi interrogado, se Parraga e seus colegas tivessem citado fontes no Tesouro dos EUA e no Departamento de Estado sem relatar à Rosneft ou ao governo russo?

Carpenter reconheceu receber as perguntas. “Nós vamos voltar para você sobre isso”, ela respondeu. Ela não fez. Um porta-voz de Londres para Adler se recusou a responder às perguntas.

johnhelmer.net


 

Be Sociable, Share!

URL curta: http://navalbrasil.com/?p=260084

Publicado por em abr 26 2019. Arquivado em TÓPICO II. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou trackbacks a esta entrada

Deixe uma Resposta

CLIQUE ACIMA PARA RECEBER COMENTÁRIOS POR E-MAIL. ATENÇÃO: AO COMENTAR, UTILIZE UM E-MAIL ÚTIL - COOPERE COM NOSSO TRABALHO.

CLIQUE SOBRE AS NOTÍCIAS