‘Operações religiosas’: como os propagandistas britânicos usaram o Islã para travar uma “guerra fria cultural”

Documentos desclassificados revelam como a unidade de propaganda do Reino Unido usou sermões, jornais e romances de sexta-feira para espalhar mensagens anticomunistas pelo Oriente Médio

A unidade de propaganda do governo britânico realizou campanhas secretas no Oriente Médio por vários anos no auge da Guerra Fria, distribuindo mensagens islâmicas em uma tentativa de combater o apelo do comunismo.

Documentos oficiais recentemente desclassificados mostram que o Departamento de Pesquisa da Informação (IRD), uma divisão secreta do Ministério de Relações Exteriores do Reino Unido, encomendou uma série de sermões que foram reproduzidos e distribuídos em todo o mundo de língua árabe.

Os trabalhos mostram que a unidade também providenciou a inserção de artigos em revistas publicadas pela Universidade Al-Azhar, no Cairo, “para garantir que todos os estudantes deixem a Universidade como um oponente resoluto do comunismo”.

Na tentativa de alcançar o maior público possível, o IRD também publicou e distribuiu por toda a região uma série de romances românticos e de detetives em língua árabe, dentro dos quais mensagens anticomunistas estavam incorporadas.

Eles enfatizaram que o comunismo soviético era essencialmente ateu em filosofia e prática, e alegaram que Moscou pretendia semear desordem política e caos econômico no Oriente Médio.

Departamento de Pesquisa da Informação

Os jornais também lançaram uma nova luz sobre a maneira pela qual o governo britânico secretamente controlou ou influenciou muitas das estações de rádio e agências de notícias do Oriente Médio entre os anos 1940 e o final dos anos 1960. Alguns detalhes dessas operações tornaram-se públicos após o encerramento do IRD em 1977.

No entanto, a mais recente parcela de documentos desclassificados parece mostrar que o IRD tem sido particularmente sensível sobre o que seus funcionários chamam de “operações religiosas”, nas quais eles tentaram utilizar o Islã como um baluarte contra o comunismo.

Marcado como secreto ou extremamente secreto, muitos dos documentos estão sendo desclassificados após 50 ou 60 anos; no entanto, algumas passagens foram ocultadas pelos censores do governo antes de serem tornadas públicas nos Arquivos Nacionais do Reino Unido.

Subterfúgios, suborno e sermões

O IRD foi criado em 1948 para continuar o trabalho de um órgão de guerra chamado Executivo de Guerra Política. Nos 29 anos seguintes, publicou vários jornais, revistas, agências de notícias, estações de rádio e editoras, a fim de espalhar propaganda anticomunista não atribuída em grande parte do mundo.

Seu método preferido, no entanto, era colocar matérias em jornais estabelecidos e encobrir secretamente formadores de opinião. Isso foi conseguido ocasionalmente por subterfúgios ou suborno, embora, desde cedo, um alto funcionário do IRD, John Peck, tenha alertado que o suborno nem sempre pode funcionar.

“Tenho sérias dúvidas sobre o valor do suborno como meio de obter artigos anticomunistas na imprensa”, escreveu ele.

“Disseram-me que, exceto na Jordânia e, possivelmente, na Síria, a circulação desses jornais do Oriente Médio abertos ao suborno é pequena e sua influência individual é insignificante.”

No mesmo memorando, ele resumiu o motivo pelo qual o material do IRD foi distribuído sem atribuição:

“Por mais válidos que sejam nossos argumentos, o fato de serem nossos argumentos os torna suspeitos para os árabes. Só podemos superar essa dificuldade apresentando os mesmos argumentos por meio de um intermediário árabe. ”

Apesar da cautela de Peck, o suborno continuou a ser usado como um meio de distribuir material de propaganda em toda a região.

Embora financiados com o mesmo orçamento não publicado que os serviços de inteligência britânicos, os documentos recém-divulgados mostram que o IRD também recebeu financiamento da indústria do petróleo.

“É verdade que, no ano passado, recebemos assistência financeira clandestina de empresas de petróleo”, observou um memorando do diretor de IRD Ralph Murray, marcado como Top Secret, em 1954.

Mas o Oriente Médio estava vendo “o surgimento de um estado de guerra ideológica total”, afirmou o autor. “E enquanto essa ajuda é apreciada, a quantidade é completamente inadequada para nossas necessidades vitais.”

Departamento de Pesquisa da Informação

Os documentos recentemente desclassificados contêm várias referências a “operações religiosas”. Freqüentemente, essas referências se referem ao financiamento de tais campanhas de propaganda, e não aos meios de entrega. “Você notará que estamos incluindo uma nova provisão orçamentária de £ 1.000 para cobrir ‘Operações Religiosas’” é uma entrada típica.

Alguns detalhes das campanhas surgem, no entanto. Em fevereiro de 1950, por exemplo, dois anos após a criação do IRD, seu representante na embaixada britânica no Cairo informou Londres: “O sermão de sexta-feira sempre foi reconhecido como uma das formas mais importantes de disseminar propaganda no país. Mundo muçulmano.

“Agora criamos um esquema para garantir que os temas anticomunistas sejam tratados adequadamente. Uma série de sermões foi escrita aqui.

Isso ainda acontecia dez anos depois, como deixa claro um memorando extremamente secreto de Beirute, em agosto de 1960: “Esperamos produzir dois panfletos ou sermões curtos por mês sobre assuntos religiosos. Eles serão escritos pelo Sheikh Saad al Din Trabulsi, ex-Tribunal Muçulmano de Beirute (sharia) e agora do Tribunal Muçulmano de Zahle, que é conhecido como um muçulmano devoto. ”

“Duas mil cópias de cada uma seriam distribuídas sem atributos … no mundo de língua árabe (menos no Iraque). Os destinatários serão sheiks, outras personalidades muçulmanas importantes, mesquitas e estabelecimentos de educação muçulmana. ”

O intermediário entre o IRD e Trabulsi é nomeado nos arquivos como um homem chamado Rivera, embora este seja possivelmente um nome de código.

Outro intermediário entre o IRD e indivíduos descritos como “operadores religiosos” é nomeado nos arquivos como Talaat Dajani, um refugiado palestino que vive em Beirute. Mais tarde, Dajani se mudou para Londres, onde recebeu uma medalha de honra da rainha em 1979 e morreu em 1992.

Toda a operação de Trabulsi, explicou o representante do IRD a Londres, custaria cerca de 8.800 libras libanesas, ou cerca de 1.000 libras esterlinas, por ano.

Departamento de Pesquisa da Informação

Embora o Iraque tenha sido excluído dessa campanha, o país foi ocasionalmente objeto de operações religiosas do IRD. Em 1953, por exemplo, a sede do IRD escreveu a seu homem em Bagdá, dizendo: “Gostaríamos de saber mais sobre o seu esquema ‘piloto’ para a disseminação secreta da propaganda nos lugares sagrados xiitas, pois pode sugerir idéias que poderiam ser usadas fora do Iraque.

“O esquema está relacionado à proposta do grupo de trabalho de tornar os sermões de sexta-feira preparados em Beirute disponíveis para certos teólogos xiitas?”

As autoridades do IRD viram outra chance de fazer uso de “operações religiosas” no Iraque após a tentativa de assassinato do primeiro-ministro do país, Abd al-Karim Qasim, quando ele estava sendo conduzido por Bagdá em outubro de 1959.

Houve um “notável renascimento religioso” após a tentativa, observou a unidade. “Trabalhadores envolvidos em trabalhos de demolição perto do local da tentativa de assassinato descobriram a tumba de um santo muçulmano; essa história foi amplamente divulgada e deu substância à crença popular de que o primeiro-ministro fora milagrosamente preservado. Foi acordado que haveria uma vantagem em dar maior circulação à história.

“Adesivos religiosos têm aparecido em Bagdá e a possibilidade de aumentá-los deve ser considerada.”

Operações de interrupção e influência

Em abril seguinte, foi realizada em Beirute uma conferência de oficiais de IRD do Oriente Médio. A ata do que foi descrito como uma “sessão restrita de propaganda secreta” mostra que Ralph Murray “listou os alvos nos quais devemos almejar perturbar ou influenciar”.

Os que deveriam ser perturbados incluíam partidos comunistas e agências de propaganda hostis. Foi nessa época que as impressoras das embaixadas soviéticas produziam 10.000 cópias de um jornal intitulado Akhbar todos os dias.

Os que foram influenciados, por outro lado, incluíram jovens, mulheres, sindicatos, organizações de professores, forças armadas e líderes religiosos.

O representante da embaixada britânica em Bagdá explicou que o Iraque “agora era um alvo importante para material religioso”. Nesse momento, segundo a ata, oficiais do IRD baseados em Amã e Cartum “também pressionaram fortemente pelo fornecimento de sermões e artigos religiosos, que eles disseram que poderiam facilmente colocar ”.

Os arquivos deixam claro que vários governos da região coniviam com o IRD e ajudariam na distribuição de sermões e na colocação de artigos de jornais e revistas.

O homem do IRD em Bagdá também “enfatizou que o exército iraquiano era um alvo importante” e sugeriu que poderiam ser tomadas providências para oficiais selecionados visitarem o Reino Unido, com a viagem parecendo ser organizada por órgãos sem conexão clara com o governo britânico.

Ele também observou que em Basra, a mesma imprensa estava sendo usada para imprimir jornais comunistas e não-comunistas, e disse que “o uso criterioso de algum incentivo financeiro provavelmente tornaria possível colocar o jornal comunista fora dos negócios, se isso fosse possível. considerado desejável ”.Departamento de Pesquisa da Informação

Os delegados foram informados sobre os esforços de propaganda de outros membros do Pacto de Bagdá: a aliança da Guerra Fria do Irã, Iraque, Turquia, Paquistão e Reino Unido que foi dissolvida em 1979. O IRD manteve contatos extensos com os governos do Pacto de Bagdá, oferecendo ambos os materiais de propaganda e suporte técnico.

“Na prática”, disseram os delegados, “apenas os turcos são realmente ativos, tendo alcançado a publicação na imprensa turca de 25 a 30 artigos por mês, preparada por um painel de escritores”.

Finalmente, a conferência secreta foi informada de que o HMG [governo de Sua Majestade] estava dirigindo dois jornais publicados no Bahrain: al Khalij e seu jornal irmão de língua inglesa, o Gulf Times.

Um parágrafo da ata da sessão observa que os delegados foram informados de que esses jornais eram “excepcionais”, em que o IRD “preferia trabalhar com a equipe de jornais estabelecidos”.

Esta ata está entre os documentos que foram desclassificados e entregues aos Arquivos Nacionais do Reino Unido. Porém, 60 anos após a conferência, o parágrafo subsequente permanece oculto.

Nasser e a crise de Suez

Desde o final da Segunda Guerra Mundial até o final da década de 1960, sucessivos governos britânicos parecem ter usado inteligência e propaganda na tentativa de preservar interesses estratégicos e econômicos no Oriente Médio, numa época em que lutavam para reter influência.

As divulgações anteriores sobre as atividades do IRD mostraram que, embora alguns diplomatas britânicos da região se mostrassem muito entusiasmados, outros se mostravam céticos, temendo que a exposição exacerbasse o sentimento anti-britânico.

Foi exatamente o que aconteceu, no tempo e no local em que os britânicos estavam prestes a lançar seu último arremesso dos dados imperiais: em 1956, no Egito.

O IRD tinha sido altamente ativo no Egito desde o início da organização. Como observou um artigo do IRD escrito no Cairo em 1950: “As condições no Egito são tais que o tornam um terreno fértil eminentemente adequado para o comunismo”.

O autor continuou destacando a “má distribuição aguda entre ricos e pobres” e a concentração de terras nas mãos de uma pequena proporção da população.

Departamento de Pesquisa da Informação
No entanto, ele escreveu:

“Este artigo trata do uso de propaganda de inspiração britânica. Não trata do problema mais importante da ação positiva para remediar as condições sociais e econômicas que provavelmente ajudarão a disseminação do comunismo. ”

Em vez disso, explicou o autor, o IRD estava mirando os estudantes da Universidade Al-Azhar com o argumento de que “dentre eles vêm os imãs que pregam o sermão de sexta-feira em todas as mesquitas egípcias; os professores de árabe nas escolas secundárias e todos os professores nas escolas da aldeia; e os advogados especializados em direito muçulmano ”.

A organização também estava organizando “a produção em rascunhos em inglês de romances curtos de amor ou de detetive, ou thrillers, incorporando propaganda anticomunista, mas seguindo seus colegas locais o mais próximo possível da apresentação, etc.

“O Departamento de Informação do Cairo providenciaria para que os rascunhos fossem reescritos em árabe por hacks locais e que fossem publicados localmente.”

A unidade também “investigaria a viabilidade de produzir pequenas histórias de amor ou de suspense em revistas (com cerca de 2.000 palavras) com um toque anticomunista”.

A jóia da coroa do IRD no Cairo era a Agência de Notícias Árabes (ANA), uma das várias organizações de mídia que a inteligência britânica havia criado durante a Segunda Guerra Mundial.

Assim como outras agências de notícias e estações de rádio estabelecidas em Beirute, Trípoli, Sharjah, Bahrain e Aden, a ANA ficou sob o controle do IRD após a fundação da organização em 1948.

Para quem estava do lado de fora, a ANA parecia fazer parte da Hulton Press, uma grande empresa de propriedade de Edward Hulton, um barão da mídia da Fleet Street. De fato, Hulton havia permitido que sua empresa desse cobertura ao IRD e à agência de inteligência britânica no exterior, MI6.

Além de distribuir notícias genuínas, reunidas por jornalistas egípcios e britânicos, a agência disseminou a propaganda produzida pelo IRD e tornou-se uma base para oficiais do MI6 que se disfarçavam de jornalistas.

Em março de 1956, com as relações entre o Reino Unido e o Egito se deteriorando acentuadamente, o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido instruiu o IRD a desviar seu foco do comunismo e para o governo liderado por Gamal Abdel Nasser – que estava envolvido em operações de propaganda contra os britânicos há alguns anos. anos.

Em julho seguinte, depois que Nasser nacionalizou a Companhia do Canal de Suez – assumindo o controle da hidrovia que os britânicos consideravam a veia jugular de seu império – os esforços de propaganda e espionagem do Reino Unido sob a proteção da ANA rapidamente aceleraram.

Anthony Eden, o primeiro ministro britânico, estava convencido de que Nasser estava sob a influência do Kremlin – embora o embaixador britânico no Cairo, Humphrey Trevelyan, discordasse – e o MI6 começou a considerar se o presidente egípcio poderia ser assassinado.

O gás venenoso era uma opção preferida; um barbeador elétrico explodindo era outro.

Em vez disso, quando a crise de Suez começou a se desenrolar, Eden vetou a trama de assassinatos e os britânicos decidiram se envolver em vários meses de guerra psicológica no Cairo, seguidos de intervenção militar.

Um novo e poderoso transmissor de rádio foi instalado no Iraque, transmitindo programas de estações árabes da região que estavam secretamente sob controle britânico, uma operação que recebeu por um tempo o codinome Transmission X.

Enquanto britânicos, franceses e israelenses conspiravam para invadir o Egito e ocupar a área ao redor do canal, um fluxo constante de especialistas em propaganda do IRD e MI6 começou a aparecer nos escritórios da ANA no Cairo.

No entanto, isso não passou despercebido pelo governo egípcio e, em agosto, apenas algumas semanas antes das invasões, todas as operações da agência – notícias, divulgação de propaganda e coleta de informações – foram interrompidas abruptamente.

A polícia secreta egípcia invadiu seus escritórios e as casas de vários de seus funcionários. Onze egípcios foram acusados ​​de serem espiões trabalhando para oficiais do MI6 baseados na agência; um, Sayed Amin Mahmoud, professor, foi executado e seu filho, oficial da Marinha, foi preso por toda a vida.

Dois agentes do MI6 que ajudaram a gerenciar a agência foram submetidos a longos interrogatórios e presos. Outros foram julgados na sua ausência e dois diplomatas britânicos e quatro jornalistas foram expulsos.

No entanto, o chefe britânico da agência – que também era correspondente dos jornais Economist e Times de Londres – escapou da prisão: parece que o governo egípcio pode estar lhe dando desinformação e desejava continuar.

Departamento de Pesquisa da Informação

No evento, o IRD simplesmente criou uma nova Agência de Notícias Árabe, a partir de escritórios em Beirute, com funcionários em Londres, Cairo, Amã e Damasco.

Em 1960, de acordo com um dos arquivos recentemente desclassificados, poucas pessoas que trabalhavam na sede da agência em Beirute sabiam que ela era controlada pelo governo britânico; Os funcionários do IRD foram avisados ​​“portanto, sejam cautelosos em suas negociações” com eles.

Em março daquele ano, o oficial sênior de IRD da embaixada britânica em Beirute escreveu a Londres para dizer: “Das nossas operações secretas de informação, eu … dou a maior importância à Agência de Notícias Árabe. Não há dúvida de que eles estão fazendo o trabalho mais útil em toda a área e têm um bom escritório aqui. ”

Reuters e a BBC

Os documentos recentemente desclassificados também lançaram novas luzes sobre a maneira pela qual, na década de 1960, o governo britânico persuadiu a Reuters, a agência de notícias internacional, a assumir as operações executadas por duas frentes do IRD, o Regional News Service (Oriente Médio) e o Regional News Service ( América latina). O relacionamento entre a Reuters e o IRD foi exposto pela primeira vez na década de 1980.

O governo financiou essas operações da Reuters através da BBC. Começou a pagar à BBC taxas aprimoradas por suas operações de Serviço Mundial, e a BBC, por sua vez, pagou à Reuters somas extras por receber seu feed de notícias.

Embora o IRD tenha aceitado que não poderia exercer controle editorial sobre a Reuters, os jornais desclassificados mostram que acreditava que ganharia “uma medida de influência política”.

Algumas das atividades da Guerra Fria do IRD no Oriente Médio e Norte da África permanecem secretas, no entanto, com muitos de seus arquivos antigos permanecendo classificados por razões de segurança nacional.

Nem todos os documentos sobre a Reuters e a Agência de Notícias Árabe foram transferidos para o Arquivo Nacional do Reino Unido, por exemplo. Um datado de 1960 , com a descrição do catálogo “renegociação de contrato entre a Reuters e a Agência de Notícias Árabe”, está entre os arquivos do IRD que permanecem classificados.

Outro que foi retido pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido é conhecido por conter documentos de 1960 e é intitulado “Departamento de Pesquisa da Informação: Televisão da Jordânia”.

Outros arquivos retidos dizem respeito a esforços para distribuir material de IRD por meio da agência de notícias Maghreb Arab Press após sua criação em 1959, ou ter títulos como “Departamento de Pesquisa da Informação: sindicatos árabes”.

Muitos dos títulos dos arquivos classificados de IRD são eles próprios classificados: o catálogo do UK National Archives simplesmente os lista como “Título retido”.

Danos à reputação?

Os Estados Unidos também foram um entusiasta fornecedor de propaganda no Oriente Médio durante a Guerra Fria. O material criado e distribuído pelo Serviço de Informação dos EUA tendia a promover a idéia de valores ocidentais e islâmicos comuns, em vez de atacar o comunismo.

Os arquivos recentemente desclassificados estão todos preocupados com campanhas britânicas, no entanto.

Com o IRD sendo encerrado em 1977 – em parte, porque muitas pessoas haviam se tornado conscientes de sua existência e atividades – duas questões permanecem.

A primeira é: suas campanhas tiveram impacto nas atitudes e no comportamento das pessoas?

Durante a Guerra Fria, muitos diplomatas britânicos no Oriente Médio ficaram céticos em relação aos esforços do IRD. Alguns argumentaram repetidamente que o comunismo tinha apenas um apelo limitado na região e que o nacionalismo árabe representava uma ameaça maior aos interesses do Reino Unido do que Moscou.

Mesmo no Iraque – que o IRD parece ter acreditado ser mais suscetível à influência comunista do que o Egito – alguns dos enviados da Grã-Bretanha tiveram suas dúvidas.

Um diplomata escreveu de Bagdá ao IRD em 1955 para explicar: “Os árabes não têm meios de verificar a precisão de nossas alegações sobre as iniquidades do sistema comunista… mas eles têm os meios, como acreditam, de verificar a propaganda russa sobre francês e maldade britânica no Golfo Pérsico e no norte da África.

“Em nossa experiência, é quase impossível interessar os iraquianos politicamente conscientes no sistema comunista”.

Olhando para trás, vários historiadores continuam igualmente céticos.

Vyvyan Kinross, autor de Information Warriors , um próximo livro sobre as batalhas por corações e mentes no Oriente Médio, acredita que as tentativas de Eden de demonizar Nasser em 1956 o deixaram parecendo irremediavelmente sem contato e impulsionaram a Grã-Bretanha a uma ação militar desastrosa.

A guerra de propaganda fracassada contribuiu para “um colapso geral da reputação britânica de honestidade e negociação justa na região”, diz Kinross.

James Vaughan, professor de história internacional da Universidade Aberystwyth no País de Gales, que estudou extensivamente a propaganda ocidental da Guerra Fria no Oriente Médio, conclui: “A história da propaganda britânica no Egito demonstra como o declínio da influência britânica foi um fenômeno bem avançado, vários anos antes da decisão de Nasser de nacionalizar a Companhia do Canal de Suez. ”

A segunda pergunta é: o que aconteceu depois que o IRD foi fechado em 1977?

Uma resposta intrigante a essa pergunta foi fornecida por Adnan Abu-Odeh, que atuou como ministro da informação no governo do rei Hussein, da Jordânia.

Abu-Odeh estaria no radar do MI6 na época. Ele era palestino que subiu nas fileiras da polícia secreta jordaniana e foi escolhido a dedo para o trabalho pelo rei.

Na época, o reino estava passando por uma grande crise, que ficou conhecida como Setembro Negro, quando as Forças Armadas da Jordânia atacaram e expulsaram a OLP sob a liderança de Yasser Arafat dos campos de refugiados na Jordânia.

A crise foi resolvida quando os combatentes palestinos conhecidos como fedayeen foram escoltados para a Síria.

Em uma entrevista à Middle East Eye em 2018, Abu-Odeh explicou como ele foi enviado para a Inglaterra no início dos anos 1970, para ser treinado pelo IRD.

Enquanto trabalhava como oficial de inteligência, disse Abu-Odeh, ele foi abordado pelo recém-nomeado diretor de inteligência do país. “Ele me disse: ‘Sua Majestade quer que você faça um curso em Londres no IRD.’

“Eu disse a ele: ‘O que é o IRD? Eu não sabia.

Mais tarde, ele foi enviado de volta à Inglaterra para estudar guerra psicológica em uma academia militar.

“O rei estava me preparando para me tornar ministro da informação, a conselho do MI6. O IRD me ensinou suas táticas e métodos.

“Quando me tornei ministro da informação, treinei uma ou duas pessoas como fazê-lo.”

Embora não haja confirmação nos arquivos IRD recentemente desclassificados, parece inteiramente possível que, antes de ser dissolvida, a organização tenha treinado outros funcionários do governo em toda a região.

*


Be Sociable, Share!

URL curta: http://navalbrasil.com/?p=261678

Publicado por em mar 4 2020. Arquivado em TÓPICO I. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou trackbacks a esta entrada

Deixe uma Resposta

CLIQUE ACIMA PARA RECEBER COMENTÁRIOS POR E-MAIL. ATENÇÃO: AO COMENTAR, UTILIZE UM E-MAIL ÚTIL - COOPERE COM NOSSO TRABALHO.

CLIQUE SOBRE AS NOTÍCIAS