A Guerra Suja da CIA na Nicarágua – Parte 3 – final

Parte 3 – Final

___________________

 

Freitag acusou ambos os lados do conflito, mas, ao mesmo tempo, os sandinistas eram vistos como a pior das duas facções. O que se deve saber é que o  Comitê de Advogados para os Direitos Humanos (LCHR), fundado em 1975, foi um projeto conjunto do  Conselho de Advogados de Direito de Nova York  e da  Liga Internacional de Direitos Humanos,  que foi financiado pela  Fundação Ford  e pelo  Rockefeller Brothers Fund  que tem vínculos com a CIA e outras agências governamentais dos EUA.

Os sandinistas foram acusados ​​de abusos de direitos humanos por outras organizações de direitos humanos ligadas à CIA, como  o Instituto Puebla . De acordo com um artigo de 1987 publicado pelo  Los Angeles Times  e pela  Associated Press  (AP), intitulado  “Abusos de Direitos, levou 300 mil para fugir da Regra Sandinista, Study Says”  alegou que  “a tortura e outras violações graves dos direitos humanos pelas autoridades nicaraguenses levaram ao êxodo de cerca de 300 mil pessoas – 10% da população – desde a revolução sandinista de 1979, de acordo com um estudo divulgado na terça-feira “.  O relatório mencionou o Instituto Puebla, uma organização de direitos humanos católicos romanos que publicou as descobertas:

O relatório do Instituto Puebla, uma organização católica de direitos humanos católicos, citou uma variedade de razões para o êxodo, incluindo supostas restrições à liberdade de religião e ataques militares sandinistas contra civis.

Intitulado “Fugindo de sua pátria”, o estudo foi baseado em entrevistas com 100 nicaraguenses em campos de refugiados em Honduras e Costa Rica. Nenhum dos refugiados testemunhou abusos pelos contras nicaragüenses apoiados pelos EUA ou disseram ter deixado por essa razão, de acordo com o estudo

É claro que o relatório afirma que nenhum dos refugiados acusou os contras dos abusos dos direitos humanos, mas há uma verdadeira autora de jornalistas, o falecido Robert Parry, fundador e editor do  Consortium News , que cobriu o  caso Iran-Contra  por O  AP  e a  Newsweek  com Peter Kornbluh, diretor do  Projeto de Documentação do Chile do Arquivo de Segurança Nacional  e do  Projeto de Documentação de Cuba,  expuseram a propaganda da CIA em um artigo publicado em 1988 pela   revista Foreign Policy intitulada  “História incontestável do Irã-Contra”  e eles disseram que Segue:

Ao gerenciar a contra guerra, no entanto, a CIA de Casey muitas vezes se viu em posição de influenciar as atitudes do Congresso sobre o conflito. De acordo com Chamorro, os oficiais da CIA disseram a contra líderes que reduzam o objetivo de derrubar o governo sandinista, enfatizando o desejo de negociações e reformas democráticas. Os contras foram instruídos sobre a melhor forma de pressionar os membros individuais do Congresso, Chamorro disse em seu livro 1987 Packaging the Contras: A Case of CIA Disinformation. Ele escreveu que o dinheiro da CIA foi canalizado para o exílio da Nicarágua, Humberto Belli, para ajudar o Instituto Puebla, que publicou seu livro Nicarágua: cristãos sob fogo e depois publicou relatórios denunciando o registro sandinista de direitos humanos. “É claro que a CIA nos disse para dizer que o dinheiro para o livro e o Instituto era de pessoas privadas que queriam permanecer anônimas”, escreveu Chamorro. O Instituto Puebla nega que recebeu dinheiro da CIA ou que tenha alguma associação com a CIA

O  artigo publicado  pelo Consórcio de Parry em 2013  , o Papa Francisco, a CIA e os “Esquadrões da Morte”  detalhavam como o papa Francis permaneceu em silêncio sobre os desaparecimentos de milhares de pessoas pela junta militar argentina e a eleição do cardeal argentino Jorge Bergoglio e o papel desempenhado pela igreja católica apoiando várias ditaduras que oprimiram os esquerdistas em toda a América Latina:

A eleição do cardeal argentino Jorge Bergoglio como o papa Francis traz de volta ao foco o papel preocupante da hierarquia católica em benção de grande parte da brutal repressão que varreu a América Latina nos anos 70 e 80, matando e torturando dezenas de milhares de pessoas, incluindo sacerdotes e freiras acusado de simpatizar com esquerdistas.

A reação ferozmente defensiva do Vaticano ao ressurgimento dessas questões como elas se relacionam com o novo Papa também é uma reminiscência do padrão de negativas enganosas que se tornou outra característica desta época em que a propaganda era vista parte integrante das lutas “anticomunistas”, que foram frequentemente apoiados financeiramente e militarmente pela Agência Central de Inteligência dos EUA.

Parece que Bergoglio, que era chefe da ordem dos jesuítas em Buenos Aires durante a sombria “guerra suja” da Argentina, na maioria dos casos tendia a sua ascensão burocrática dentro da Igreja, quando as forças de segurança argentinas “desapareceram” cerca de 30 mil pessoas por tortura e assassinato de 1976 a 1983 , incluindo 150 sacerdotes católicos suspeitos de acreditar na “teologia da libertação”

Parry também lança luz sobre as políticas do Papa João Paulo II durante o reinado dos esquadrões da morte de direita dos EUA em toda a América Latina:

O Papa João Paulo II, outro favorito dos meios de comunicação dos EUA, compartilhou esta perspectiva clássica. Ele enfatizou questões sociais conservadoras, dizendo aos fiéis abandonar os anticoncepcionais, tratando as mulheres como católicos de segunda classe e condenando a homossexualidade. Ele promoveu a caridade para os pobres e às vezes criticou os excessos do capitalismo, mas desprezou os governos esquerdistas que buscaram reformas econômicas sérias.

Eleitos em 1978, enquanto os “esquadrões da morte” de direita estavam ganhando impulso em toda a América Latina, João Paulo II ofereceu pouca proteção aos sacerdotes e freiras à esquerda que foram alvo. Ele rejeitou os argumentos do arcebispo Romero para condenar o regime de direita de El Salvador e suas violações dos direitos humanos. Ele ficou parado quando os sacerdotes foram destruídos e as freiras foram estupradas e mortas.

Em vez de liderar a acusação de mudanças econômicas e políticas reais na América Latina, João Paulo II denunciou a “teologia da libertação”. Durante uma viagem de 1983 a Nicarágua, regida pelos sandinistas esquerdistas, o Papa condenou o que chamou de “Igreja popular” e não Deixe Ernesto Cardenal, um sacerdote e um ministro no governo sandinista, beijar o anel papal. Ele também criou clérigos como Bergoglio, que não protestou contra a repressão da direita.

João Paulo II parece ter ido ainda mais longe, permitindo que a Igreja Católica na Nicarágua fosse usada pela administração da CIA e Ronald Reagan para financiar e organizar interrupções internas, enquanto os violentos contras congoleses da Nicarágua aterrorizavam as cidades do norte da Nicarágua com incursões notórias por estupro, tortura e extrajudicial execuções.

Os Contras foram originalmente organizados por uma unidade de inteligência argentina que surgiu da “guerra suja” doméstica do país e estava tomando sua cruzada “anticomunista” de terror através das fronteiras. Depois que Reagan assumiu o cargo em 1981, ele autorizou a CIA a juntar-se à inteligência argentina na expansão dos Contras e sua guerra contra-revolucionária.

Uma parte fundamental da estratégia contra Contra de Reagan foi persuadir o povo americano e o Congresso de que os sandinistas representavam uma ditadura comunista repressiva que perseguia a Igreja católica, com o objetivo de criar uma “calabouça totalitária” e, assim, merecer uma derrubada violenta.

Um escritório especial dentro do Conselho de Segurança Nacional, liderado pelo antigo especialista em desinformação da CIA, Walter Raymond Jr., empurrou esses “temas” de propaganda no país. A campanha de Raymond explorou exemplos de tensões entre a hierarquia católica e o governo sandinista, bem como com La Prensa, o principal jornal da oposição.

Para fazer a propaganda funcionar com os americanos, era importante esconder o fato de que elementos da hierarquia católica e La Prensa estavam sendo financiados pela CIA e estavam coordenando com as estratégias de desestabilização da administração Reagan

A igreja católica teve um papel importante a desempenhar junto com os esquadrões da morte da direita e a CIA que acusaram o governo sandinista de oprimir a igreja católica. Parry mencionou  La Prensa , um jornal nacional descrito como o único documento de oposição da Nicarágua durante esse tempo criticou o governo sandinista pelas suas políticas econômicas socialistas e pelo líder do FSLN, Daniel Ortega. O governo sandinista finalmente ordenou que La Prensa desligasse. Em 1986,  The New York Times  publicou um artigo altamente crítico da decisão do governo sandinista intitulada  “Documento de oposição principal da Nicarágua, indefinidamente fechado por sandinistas”  sobre o que o capitão Nelba Cecilia Blandon, chefe do escritório de censura da imprensa, havia dito em uma carta aos editores de La Prensa:

La Prensa, o jornal da oposição combativa que durante 60 anos tem sido a principal fonte de notícias para os nicaragüenses, foi ordenado hoje fechado pelo governo sandinista. A ação foi anunciada em uma carta de duas sentenças do capitão Nelba Cecilia Blandon, chefe do escritório de censura da imprensa.

“De acordo com as instruções acima, eu notifico-lhe que, a partir deste momento, o jornal La Prensa está fechado por tempo indeterminado”, escreveu o capitão Blandon. “Com nada mais para adicionar, envio minhas considerações”

De acordo com  o New York Times , a decisão dos Sandinistas ocorreu depois que a administração Reagan aprovou US $ 110 milhões em ajuda aos rebeldes anti-governo (os contras):

O encerramento indefinido ocorreu menos de 24 horas depois que a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos votou a favor da proposta do presidente Reagan de fornecer 110 milhões de dólares aos rebeldes anti-governamentais.

O presidente Daniel Ortega Saavedra, acompanhado por outros líderes sênior da Sandinista, disse nesta noite que, na sequência da votação da Câmara, o governo da Nicarágua começaria a aplicar o decreto de estado de emergência existente “estritamente e severamente”

O relatório também mencionou como La Prensa também foi crítico em um ponto em sua história do governo de Somoza que levou ao assassinato de seu editor Pedro Joaquim Chamorro Cardenal em 1978, que levou à Revolução da Nicarágua que colocava os sandinistas no poder:

La Prensa tem sido o principal órgão anti-sandinista na Nicarágua nos últimos anos. Foi sujeito à censura, mas ainda foi capaz de publicar algum material crítico do governo.

Pedro Joaquim Chamorro Cardenal, que era um oponente feroz da ditadura de Somoza, usou as páginas de La Prensa para castigar o governo de Somoza. Ele foi assassinado em janeiro de 1978, e acredita-se que sua morte, culpada de aliados do presidente Anastasio Somoza Debayle, foi uma chave para o levantamento anti-Somoza que levou à aquisição da Sandinista em julho de 1979. Membro do Original Junta

A viúva do Sr. Chamorro, Violeta Barrios de Chamorro, era membro da junta original sandinista. Ela mais tarde abandonou a junta por causa de desacordos políticos com o governo. Em um discurso recente, a Sra Chamorro disse que considerava a situação de La Prensa mais difícil agora do que em qualquer momento durante o regime de Somoza

Em 1988,  The New York Times  informou que o presidente da Câmara, Jim Wright, acusou a CIA de apoiar a oposição nos bastidores o tempo todo. O artigo  “Furor na Nicarágua sobre os Encargos da CIA”  foi escrito por Stephen Kinzer, autor de  ‘Overthrow’,  disse:

Um furor entrou em erupção na Nicarágua por acusações do presidente da Câmara, Jim Wright, de que a Agência Central de Inteligência está manipulando os partidos políticos da oposição aqui.

Líderes do governo sandinista afirmam que as afirmações do Sr. Wright provam sua repetida afirmação de que a oposição é uma ferramenta de Washington e, portanto, fundamentalmente ilegítima. Os líderes da oposição estão indignados e acusam o Sr. Wright de incentivar tacitamente os sandinistas a praticarem a repressão política

O relatório também menciona que La Prensa admitiu receber fundos do  National Endowment for Democracy (NED):

Os líderes da oposição reagiram com raiva às acusações do Sr. Wright. Vários acusados ​​de ter ameaçado as perspectivas de uma democracia mais completa na Nicarágua. “Conscientemente ou inconscientemente, o Sr. Jim Wright atuou de forma muito irresponsável”, disse Mario Rappaccioli, líder do Partido Conservador. “Ele deve saber que qualquer alegação de laços entre esta agência dos Estados Unidos e qualquer cidadão nicaraguense significa morte virtual, sob a forma de uma pena de prisão de 30 anos. Não é necessário que existam os laços, só que alguém diga que eles existem. “

Em um comentário, La Prensa disse que as declarações do Sr. Wright nesta semana “sem dúvida foram muito úteis aos sandinistas em seu esforço para desacreditar a luta cívica da oposição interna”.

O governo acusou os Estados Unidos de enviar dezenas de milhares de dólares a La Prensa a cada ano, e o jornal disse que a cobrança era verdadeira. Ele disse que todas as doações eram públicas e devidamente registradas no banco central e, portanto, eram legais. A La Prensa recebeu fundos do National Endowment for Democracy, uma agência bipartidária financiada pelo Conhecimento criada para assumir o financiamento de grupos que no passado poderiam ter recebido ajuda secreta da CIA

De acordo com o autor William I. Robinson, que publicou  “Uma negociação faustiana: a intervenção dos EUA nas eleições nicaraguenses e a política externa americana na era pós-guerra fria”,  explicou como a CIA, a USIA  (Agência de Informações dos Estados Unidos)  e o NED desempenharam um papel importante papel na campanha anti-sandinista:

Apesar da ênfase na propaganda baseada externamente, a CIA, a USIA e a NED mantiveram um ponto de apoio nos meios de comunicação interna da oposição durante a década de 1980, sendo o mais importante de La Prensa. Dada a sua proeminência para os Estados Unidos como um dos principais símbolos da campanha anti-sandinista, que a editora de La Prensa passou a se tornar candidata presidencial para a coalizão UNO não deveria ser nenhuma surpresa. Os Estados Unidos tiveram que gerar uma imagem de La Prensa como um aparelho de notícias “independente” de luta que defende a liberdade e a democracia diante da repressão sandinista.

Um documento do NED exclamou: “A história de La Prensa é uma luta, coragem e, às vezes, tragédia, paralela à que sofreu o país e o povo da Nicarágua. Embora La Prensa não seja a única chave para uma abertura política na Nicarágua, provavelmente é verdade que, sem La Prensa, uma abertura política significativa não pode ocorrer. “Claro, não havia nada” independente “sobre La Prensa. Foi financiado pelos Estados Unidos e funcionou como uma saída importante dentro da Nicarágua para a guerra dos EUA e como um órgão oficial da oposição interna

Em outras palavras, Washington estava por trás da oposição, fornecendo as ferramentas necessárias, incluindo a propaganda, em um esforço para derrubar o governo sandinista. Em relação à propaganda, outro artigo de Robert Parry expôs a CIA que produziu um manual para os contras baseado em  operações psicológicas em táticas de guerrilha . Em 1985, Parry e Brian Barger também expuseram a CIA e a operação de tráfico de coca contra a Contras que entrou no continente americano. O artigo de Parry de 2008,  “O Capítulo Perdido do Irã-Contra”,  é um olhar sobre como a CIA com a ajuda do Partido Republicano sob a Administração Reagan transformou a opinião pública americana sobre os acontecimentos mundiais através da propaganda:

À medida que os historiadores ponderam a desastrosa presidência de George W. Bush, eles podem se perguntar como os republicanos aperfeiçoaram um sistema de propaganda que poderia enganar dezenas de milhões de americanos, intimidar os democratas e transformar o presumido corpo de imprensa de Washington dos cães de guarda aos lapdogs.

Para entender esse desenvolvimento extraordinário, os historiadores podem querer olhar para trás na década de 1980 e examinar o “capítulo perdido” do escândalo do Irã-Contra, uma narrativa descrevendo como a administração de Ronald Reagan trouxe as táticas da CIA para suportar internamente para remodelar a forma como os americanos percebem o mundo.

Esse capítulo que publicamos aqui pela primeira vez foi “perdido”, porque os republicanos na investigação do Congresso iraniano-contra realizaram uma briga de retaguarda que negociou a eliminação das principais conclusões do capítulo para os votos de três senadores moderados do GOP, dando a final relatar uma pátina de bipartidarismo

Então o diretor da CIA, William Casey , encarregou-se do sistema de propaganda que deveria influenciar a mídia, o congresso e o povo americano em favor das políticas de Reagan:

Assim, o povo americano foi poupado da preocupante descoberta do capítulo: que a administração Reagan construiu um aparelho de propaganda secreta doméstico administrado por um especialista em propaganda e desinformação da CIA trabalhando no Conselho de Segurança Nacional.

“Um dos principais operadores de ação secreta da CIA foi enviado ao NSC em 1983 pelo diretor da CIA [William] Casey, onde participou da criação de um mecanismo de diplomacia pública interinstitucional que incluía o uso de especialistas em inteligência experiente”, o capítulo conclusão declarada.

“Esta rede pública / privada estabeleceu para realizar o que uma operação secreta da CIA em um país estrangeiro poderia tentar influenciar a mídia, o Congresso e a opinião pública americana na direção das políticas da administração Reagan”

De acordo com Parry, a administração Reagan lançou uma  “operação de propaganda clandestina” que envolveu um sistema de comitês interorganismos cuja missão era trabalhar com grupos privados e indivíduos para angariar fundos, organizar campanhas de lobby e iniciar uma campanha de propaganda para manipular o público opinião e funcionários do governo dos EUA a seu favor:

As sementes desta colaboração privada / pública podem ser encontradas no capítulo de Irã-Contra de 84 páginas, intitulado “Lançamento da Rede Privada”. [Parece haver várias versões deste “capítulo perdido”. Este em que encontrei arquivos do Congresso.]

O capítulo traça as origens da rede de propaganda para a “Diretiva de Decisão de Segurança Nacional 77” do presidente Reagan em janeiro de 1983, uma vez que seu governo procurou promover sua política externa, especialmente seu desejo de expulsar o governo sandinista esquerdista da Nicarágua.

Em um memorando de 13 de janeiro de 1983, então, o assessor de segurança nacional, William Clark, prevê a necessidade de dinheiro não-governamental para avançar nesta causa. “Vamos desenvolver um cenário para obter financiamento privado”, escreveu Clark. À medida que as autoridades administrativas começaram a se dirigir a apoiantes ricos, as linhas contra a propaganda doméstica logo foram cruzadas, já que a operação apontou não só para o público estrangeiro, mas também para a opinião pública dos EUA, a imprensa e os democratas do Congresso que se opuseram ao financiamento de rebeldes nicaraguenses, conhecidos como Contras.

Na época, os Contras estavam ganhando uma reputação horrível como violadores de direitos humanos e terroristas. Para mudar essa percepção negativa dos Contras, a administração Reagan criou uma operação de propaganda clandestina.

“Um sistema elaborado de comitês inter-agências foi eventualmente formado e encarregado da tarefa de trabalhar em estreita colaboração com grupos privados e indivíduos envolvidos em arrecadação de fundos, campanhas de lobby e atividades propagandistas destinadas a influenciar a opinião pública e a ação governamental”, disse o capítulo preliminar.

Assim como o  New York Times , a Administração Reagan e a CIA colaboraram para influenciar a opinião pública e o Congresso dos EUA para apoiar os contras? O membro da equipe do Conselho de Segurança Nacional, Oliver North,  foi uma das principais pessoas no caso Iran-Contra, onde esteve envolvido em embarques secretos de armas para os Contras e para o Irã. No capítulo de 84 páginas do título Irã-Contra, intitulado  “Lançamento da Rede Privada”,  um memorando datado de 10 de março de 1985, do Norte, descreveu seu envolvimento com o diretor da CIA, William Casey, de suas novidades pró-Contra  “visando garantir a aprovação do Congresso para renovação apoio às Forças de Resistência da Nicarágua “ :

O capítulo “perdido” Irão-Contra descreve uma rede de agentes contratuais e privados, às vezes bizantinos, que tratava detalhes da propaganda doméstica enquanto escondia a mão da Casa Branca e da CIA.

“Richard R. Miller, ex-chefe de assuntos públicos da AID, e Francis D. Gomez, ex-especialista em assuntos públicos do Departamento de Estado e USIA, foram contratados pela S / LPD através de contratos de oferta única e sem contrato para realizar um variedade de atividades em nome das políticas administrativas de Reagan na América Central “, disse o capítulo.

“Com o apoio do Departamento de Estado e da Casa Branca, Miller e Gomez tornaram-se os gerentes externos das atividades de angariação de fundos e atividades de lobby do norte-americano.

“Eles também atuaram como gerentes de figuras políticas da América Central, desertores, líderes da oposição da Nicarágua e vítimas de atrocidade sandinista, que foram disponibilizados à imprensa, ao Congresso e a grupos privados, para contar a história da causa contra”

Uma guerra civil foi brutal e complicada para ambos os lados do conflito. Os sandinistas provavelmente cometiam abusos dos direitos humanos durante a guerra, mas a guerra é feia e às vezes os inocentes são apanhados no fogo cruzado. No entanto, a campanha de propaganda de Washington foi desacreditar os sandinistas e acusá-los de violações dos direitos humanos. Após décadas da brutal ditadura de Somoza, a ira e o desespero entre os nicaraguenses criaram as condições para uma guerra civil. Para ser justo, as ações do governo dos EUA há mais de 44 anos no apoio à Dinastia de Somoza levaram à Revolução da Nicarágua, causando uma explosão maciça ao governo Somoza e aos seus próprios interesses especiais.

Operação Red Christmas: uma operação de bandeira falsa?

Em um relatório de 1983 da   revista Time sugeriu que as violações dos direitos humanos foram cometidas pelos sandinistas:

“De acordo com a Comissão Permanente de Direitos Humanos da Nicarágua, o regime detém várias centenas de pessoas por mês; Cerca de metade delas são finalmente lançadas, mas o resto simplesmente desaparece “

De acordo com a  Wikipédia  sob o termo  “Frente de Libertação Nacional Sandinista”,  a seção  “Alegatos de Violação de Direitos Humanos pelos Sandinistas”  afirmou que  “Time também entrevistou um ex-chefe-adjunto da contra-inteligência militar nicaraguense, que afirmou ter fugido da Nicarágua depois de ter sido ordenado a matar 800 prisioneiros Miskito e fazê-lo parecer ter morrido em combate “.  O artigo (encontrado aqui )  “Nicarágua: Nada Parará Esta Revolução”  não menciona nada sobre um ex-chefe-adjunto da contra-inteligência militar nicaraguense que afirmou que foi condenado a matar mais de 800 prisioneiros Miskito ou qualquer menção ao povo Miskito em geral .

Um fato importante sobre a revista Time é que eles têm vínculos extensivos com a CIA desde a década de 1950. Um artigo de Carl Bernstein  ‘The CIA e the Media’  (www.carlbernstein.com) expõe os links entre as  revistas Time  e  Newsweek e a CIA:

Revistas do Time e do Newsweek. Segundo as fontes da CIA e do Senado, os arquivos da Agência contêm acordos escritos com antigos correspondentes estrangeiros e leilões para as duas revistas de notícias semanais. As mesmas fontes se recusaram a dizer se a CIA terminou todas as suas associações com pessoas que trabalham para as duas publicações. Allen Dulles, muitas vezes, intercedeu com o seu bom amigo, o falecido Henry Luce, fundador das revistas Time e Life, que permitiu que certos membros de sua equipe trabalhassem para a Agência e concordassem em fornecer empregos e credenciais para outros agentes da CIA que careciam de experiência jornalística.

Durante muitos anos, o emissário pessoal de Luce para a CIA foi CD Jackson, um Time Inc., vice-presidente que foi editor da revista Life de 1960 até sua morte em 1964. Enquanto executivo de Time, Jackson co-autorizou um estudo patrocinado pela CIA, recomendando a reorganização de os serviços de inteligência americanos no início da década de 1950. Jackson, cujo serviço Time Life foi interrompido por uma turnê de um ano da Casa Branca como assistente do presidente Dwight Eisenhower, aprovou acordos específicos para fornecer funcionários da CIA com cobertura da Time Life. Alguns desses arranjos foram feitos com o conhecimento da esposa de Luce, Clare Boothe. Outros arranjos para a cobertura do tempo, de acordo com funcionários da CIA, incluindo aqueles que lidavam com Luce), foram feitos com o conhecimento de Hedley Donovan, agora editor-chefe da Time Inc. Donovan, que assumiu a direção editorial de todos os tempos Inc. publicações em 1959, negou em uma entrevista por telefone que ele sabia de tais acordos. “Nunca fui abordado e ficaria impressionado se Luce tivesse aprovado tais acordos”, disse Donovan. “Luce teve uma consideração muito escrupulosa pela diferença entre jornalismo e governo”.

Na década de 1950 e início dos anos 1960, os correspondentes estrangeiros da revista Time participaram de jantares de “briefing” da CIA semelhantes aos que a CIA realizou para a CBS. E Luce, de acordo com funcionários da CIA, fez uma prática regular para informar Dulles ou outros altos funcionários da Agência quando ele retornou de suas freqüentes viagens ao exterior. Luce e os homens que dirigiram suas revistas nas décadas de 1950 e 1960 incentivaram seus correspondentes estrangeiros a prestarem ajuda à CIA, particularmente informações que possam ser úteis à Agência para fins de inteligência ou recrutamento de estrangeiros

Carl Bernstein e Bob Woodward quebraram a história da Watergate para  The Washington Post  no início da década de 1970 que levaram à renúncia do presidente Richard Nixon.

Outras fontes que acusaram os sandinistas é a  Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) sob  a Organização dos Estados Americanos  (OEA) também publicou um relatório em 1983 intitulado  “Relatório sobre a Situação dos Direitos Humanos de um Segmento da População Nicaragüense de Miskito Origin ‘ :

Em 19 e 20 de fevereiro de 1981, aproximadamente 30 líderes Miskitos da Organização Misurasata foram presos pelas Forças de Segurança do Estado, entre eles Brooklyn Rivera, Hazel Lau e Steadman Fagoth. Além disso, os escritórios da organização foram colocados sob controle do exército. O governo acusou os líderes de Misurasata de promover um movimento separatista na costa atlântica. Novas ondas de protesto estouraram na área e levaram à formação de 25 de fevereiro desse ano de um Comitê de Paz composto por membros do FSLN, Misurasata e instituições religiosas

Em resposta às recomendações desse Comitê, Rivera e Lau foram liberados junto com os outros líderes que foram capturados; Steadman Fagoth, representante de Misurasata no Conselho de Estado, acusado de alta traição e de ser agente da Força de Segurança do regime anterior, uma acusação que ele negou, não foi divulgada.

Por insistência de Misurasata e outras organizações, Fagoth foi lançado em maio de 1981, retornou à costa atlântica e mudou-se para Honduras, onde foi seguido por 3.000 Miskitos. Mais tarde, em setembro desse ano, Brooklyn Rivera, que continuou a negociar com o governo em nome de Misurasata, também deixou o país

No mesmo relatório, os sandinistas também foram acusados ​​de deslocamento forçado de mais de 42 aldeias de Miskito no relatório:

7. Em 28 de dezembro de 1981, o governo da Nicarágua decidiu deslocar 42 aldeias da região do rio Coco para uma área localizada a cerca de 60 quilômetros ao sul do rio, na estrada Rosita-Puerto Cabezas. As cidades de rio, de Leimus a Raiti, tiveram de ser evacuadas a pé, em condições muito difíceis e difíceis, pois não havia estradas passíveis para veículos. Os aldeões do rio abaixo, de Leimus para a costa atlântica, foram movidos em caminhões e a maioria dos evacuados foi levado a tirar alguns dos seus pertences. Ao longo de janeiro e parte de fevereiro de 1998, cerca de 8.500 Miskitos foram transferidos em cinco campos diferentes, no que o governo chamou o projeto Tasba Pri, “terra livre” na língua Miskito). 

8. Como resultado dos eventos relacionados à chamada operação de Red Christmas, muitos Miskitos foram capturados pelo Governo da Nicarágua e, juntamente com alguns ministros da Igreja Morava, acusados ​​de serem contra-revolucionários. Um êxodo massivo então se seguiu; durante o qual cerca de 10 mil michitos e muitos ministros da Morávia cruzaram o rio Coco para Honduras, onde cerca de 8 mil foram posteriormente instalados em campos de refugiados na região de Mocoron, no Departamento de Gracias a Dios

No entanto, o conflito levou a abusos dos direitos humanos, mesmo entre os próprios próprios próprios miskitas. De acordo com um artigo de 1985 intitulado  The New York Times,  intitulado  ‘Anti-Sandinista Indians Reported Quitting Battle’,  admitindo que os Miskitos também cometeram numerosas atrocidades em sua própria comunidade:

Os rebeldes indianos Miskito que lutam contra o exército nicaragüense estão desencantados com seus líderes e impediram em grande parte suas operações de guerrilha nos últimos meses, dizem dois ex-comandantes rebeldes.

Os ex-oficiais rebeldes, que dizem estarem em contato direto com a guerrilha em Honduras, disseram que o profundo descontentamento com um líder guerrilheiro, Steadman Fagoth, fez com que centenas de índios deixassem de lutar. Eles acusaram o Sr. Fagoth de maltratar seus homens, de ordenar o assassinato de prisioneiros e Miskitos que se opunham ao seu governo e de seqüestrar outros índios que estavam considerando voluntariamente retornar à Nicarágua

O  relatório anual de 1991 da CIDH  afirma que a descoberta de “túmulos comuns” parecia ser executada pelo exército popular sandinista ou pela segurança do Estado e pela resistência nicaraguense:

Em setembro de 1990, a Comissão foi informada da descoberta de sepulturas comuns na Nicarágua, especialmente em áreas onde ocorreram lutas. A informação foi fornecida pela Associação Nicaragüense Pro Direitos Humanos, que recebeu sua primeira queixa em junho de 1990. Em dezembro de 1991, essa Associação recebeu relatórios de 60 túmulos comuns e havia investigado 15 deles. Enquanto a maioria das sepulturas parece ser o resultado de execuções sumárias de membros do Exército Popular Sandinista ou da Segurança do Estado, alguns contêm os corpos de indivíduos executados pela Resistência Nicaragüense.

Isso levanta uma série de problemas importantes. A primeira é a questão da identificação das vítimas. O segundo é verificar as circunstâncias de suas mortes, o tempo e o local de suas mortes e os responsáveis. Esta questão de responsabilidade está diretamente ligada à anistia que foi decretada em 14 de março de 1990, quando a Assembléia Nacional foi controlada pela Frente Sandinista. A anistia protegeu os autores de atos que violam os direitos humanos. Por causa das circunstâncias em que a amnistia foi concedida, alguns grupos de direitos humanos acreditam que isso equivale a um auto-perdão. Esta medida foi usada desde o início, para evitar investigações. Embora essas investigações estejam sendo realizadas,

Os grupos de direitos humanos afirmam que uma das principais preocupações é que os responsáveis ​​pelas violações dos direitos humanos que os túmulos revelam permanecem em cargos de poder na Polícia ou no Exército ou são membros de organizações de base da Frente Sandinista. Tanto a Associação Nicaragüense de Direitos Humanos Pro e a Comissão Permanente de Direitos Humanos propuseram a criação de um comitê especial para investigar as circunstâncias que envolvem a morte de pessoas cujos corpos foram encontrados nos túmulos comuns

O relatório anual da CIDH de 1992  também afirmou que a descoberta de fossas comuns foi resultado de execuções em massa realizadas em 1984 pelos serviços de segurança da Nicarágua (que supostamente fingiram ser os contras) que continham mais de 75 corpos. Outros 72 túmulos também foram descobertos:

De acordo com a informação fornecida à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, entre 14 e 15 de janeiro de 1992, sete sepulturas comuns foram descobertas no distrito de El Bijagua, jurisdição de Camoapa, departamento de Boaco. Eles continham os corpos de 75 pessoas. As investigações conduzidas por organizações de direitos humanos descobriram que eram os corpos de camponeses da área que foram assassinados em novembro de 1984, depois de serem “recrutados” por elementos da Segurança do Estado que fingiram ser membros da Resistência da Nicarágua. Eles foram levados para o local onde os túmulos foram descobertos supostamente para receber treinamento militar. De acordo com os relatórios recebidos. O atual Chefe da Polícia Nacional, o Comandante René Vivas Lugo, foi vice-secretário do Interior no momento em que esses eventos ocorreram.

A Comissão Interamericana também foi informada de que, em maio, uma sepultura comum contendo os seis cadáveres de uma família inteira foi descoberta na cidade de Quininowas, Departamento de Jinotega. Os grupos de direitos humanos investigaram e descobriram que os assassinatos foram alegadamente cometidos por membros do Batalhão Ligero Cazador do Exército Popular Sandinista, que invadiram a cidade em 7 de fevereiro de 1985.

Em dezembro de 1992, grupos de direitos humanos receberam 72 relatórios de sepulturas comuns e investigaram 13 desses relatórios. Embora a maioria desses túmulos pareça conter os restos de indivíduos executados sumariamente por membros do Exército Popular Sandinista, alguns contêm os restos de pessoas executadas por membros da Resistência Nicaragüense

No entanto, em resposta às atividades secretas da CIA contra os sandinistas, Sergio Ramirez Mercado, um dos três membros do órgão de administração da Nicarágua naquela época entregou uma declaração  “A Nicarágua faz seu caso”  ( que pode ser encontrada na Freedom of Information Atenda a sala de leitura eletrônica em www.cia.gov ) antes que o governo declarasse um “estado de emergência” e disse o seguinte:

O fornecimento de dinheiro, treinamento e armas para as bandas do ex-Guarda Nacional de Somoza que operam em território hondurenho, como parte de uma operação clandestina administrada pela Agência Central de Inteligência

Mercado citou que a Operação Red Christmas foi organizada pela CIA:

Como consequência dessa atividade terrorista, bandas de antigos Guardas Nacionais, em aliança com Steadman Fagoth, um ex-agente de segurança de Somoza, conseguiram organizar dezembro de dezembro e janeiro suas operações “Red Christmas”, que destruíram comunidades indígenas ao longo do rio Coco entre a Nicarágua e Honduras e criou uma cabeça de praia em território nicaraguense. Antes de o governo revolucionário restabelecer o controle absoluto da zona, o Natal vermelho resultou no assassinato de quase sessenta nicaraguenses, incluindo civis e membros de nossos guardas de fronteira, tropas do exército e forças de segurança. O Natal vermelho também provocou o êxodo forçado de um número considerável de comunidades indígenas para Honduras. Guardas nacionais torturaram e estupraram residentes das comunidades, bem como pessoal médico local.

O governo revolucionário foi forçado a deslocalizar as comunidades ribeirinhas em áreas mais seguras do território nacional, onde nossos irmãos Miskito terão, pela primeira vez, acesso a assistência médica sistemática, educação, habitação adequada, eletricidade e terras cultiváveis. Esta deslocalização deu origem a uma campanha feroz e caluniosa de mentiras montada pela CIA e pelo departamento estadual contra a nossa revolução

Roxanne Dunbar-Ortiz, historiadora, escritora e feminista que escreveu  “Sangue na fronteira: uma memória da guerra contra”, publicada em 2005, com base em sua própria experiência quando visitou a Nicarágua para seguir a situação das comunidades Miskito na região Nordeste da Nicarágua. Dunbar-Ortiz escreveu um capítulo intitulado  “Red Christmas”,  onde ela explica como a CIA planejava criar uma frente nordestina militarizada para atrair os militares sandinistas e permitir que a guerra real acontecesse na fronteira noroeste do hondurenho e na curta fronteira sul com Costa Rica:

Foi o que a CIA chamou, Operação Red Christmas, e por isso significavam sangrento. Eles significavam o vermelho do fogo e do sangue causado por tiros, não o vermelho dos fogos de artifício em comemoração ao Navidad. O Natal vermelho foi a salva de abertura da guerra contra guerra organizada e financiada pelos EUA para Ous os sandinistas. Muitas pessoas não sabiam disso na época, e pouco da reportagem e da história, ou então, identificam o Natal vermelho como o início da guerra Contra. Só sei porque estava lá. Foi relatado no momento em que o governo dos EUA gastou US $ 2,5 bilhões por ano em mídia para consumo doméstico. Contra toda a propaganda em contrário, minha própria palavra era um sussurro, o testemunho de uma testemunha ocular. A partir daí, eu tentaria ampliar o sussurro.

O que foi divulgado então e agora é lembrado sobre o Natal vermelho é a evacuação do exército sandinista (“removido”, “forçado reencaminhado”, “reunido em campos de concentração”, como conta de imprensa lida na época) de todos os habitantes das aldeias de Miskitu A fronteira do Rio Coco com Honduras para cinco estabelecimentos a oitenta milhas ao sul da fronteira. A evacuação ocorreu de fato em janeiro de 1982 como resposta ao início da iniciativa contra militar.

Em novembro de 1981, a administração Reagan havia assinado uma “descoberta” que autorizava a CIA a gastar US $ 19,5 milhões para o projeto Contra. Os ataques de Red Christmas de 21 de dezembro de 1981 fizeram uso de vários guerrilheiros treinados pela CIA – na maior parte os indianos Miskitu, seguidores de Steadman Fagoth, que atacaram as forças sandinistas ao longo do Rio Coco. Foram treinados pelo ex-Somoza Guardsman e oficiais presos pela ditadura militar argentina que havia sido criada em 1976 sob o general Jorge Rafael Videla, mestres do assassinato de civis, tortura e desaparecimentos até o colapso em 1983.

O objetivo do ataque do Red Christmas foi criar uma frente militar nordestina para atrair os militares sandinistas, enquanto a guerra real ocorreria na fronteira noroeste do hondurenho e com a curta fronteira sul com a Costa Rica. No oeste de Honduras, os ex-guardas de Somoza já estavam operando como FDN (Frente Democrática da Nicarágua). Em Costa Rica, ex-comandante sandinista, Eden Pastora formou uma unidade paramilitar, a ARDE, financiada pela CIA, e foi aliada da MISURASATA do Brooklyn Rivera. Enquanto os sandinistas estavam ocupados colocando uma rebelião Miskitus criada pela CIA, eles não seriam capazes de defender Manágua dos ataques do norte e do sul. O outro objetivo da CIA era colocar civis, Miskitus, no fogo cruzado para que os EUA pudessem acusar os sandinistas de massacrar os índios.

Os sandinistas não foram enganados por esta estratégia, no entanto. E eles não tinham intenção de permitir que Miskitus fosse uma forragem de canhão. No entanto, eles tiveram que parar os ataques na frente do Nordeste. Eles optaram por evacuar a população fronteiriça de Miskitu e criar uma zona de fogo livre no nordeste. Em parte, essa escolha foi forçada a eles porque a zona fronteiriça de Miskitus era a mais densamente povoada das três áreas. Mas também se baseou na desconfiança sandinista dos Miskitus – os sandinistas não acreditavam que Miskitus resistiria aos ataques de seus próprios irmãos, enquanto sabiam que as espalhadas aldeias de montanha do norte do lado do Pacífico e as fronteiras do sul eram fortemente pró- Sandinista e poderia ser confiado para se defender. Desde então,

Muitos partidários sandinistas nos Estados Unidos e outros países criticaram os sandinistas por responderem militarmente sem considerar as alternativas. E na verdade, a decisão falhou quase que imediatamente. Em vez de se mudar para os campos que os sandinistas criaram para eles, quase metade da população de Miskitu cruzou o rio para Honduras. Depois de ouvir a propaganda da Morava e do Contra, eles temiam que os sandinistas realmente planejassem encarcerá-los em campos de concentração cubanos, enquanto colonizadores cubanos seriam levados a colonizar sua amada terra. Eles responderam às promessas feitas pelos missionários e os contras de que eles seriam atendidos, mesmo tendo recursos de terras, se eles se juntaram ao lado Contra. Em Honduras, um campo de refugiados foi preparado para eles – graças ao “procônsul” dos EUA em Honduras, John Negroponte, e sua esposa, Diane. Durante seu mandato como embaixador dos EUA em Honduras de 1981 a 1985, Negroponte supervisionou o crescimento da ajuda militar para Honduras de US $ 4 milhões para US $ 77,4 milhões por ano, tudo para a Contra War

Relatório da CIDH de 1983  sobre a Situação dos Direitos Humanos de um Segmento da População da Nicarágua de Origem Miskito  também reconheceu as preocupações da Nicarágua com a operação da “Caixinha Vermelha” da CIA:

Em 16 de setembro de 1983, o Governo da Nicarágua respondeu a esta comunicação da CIDH. A nota, assinada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e dirigida ao Presidente da Comissão, analisa o processo de solução amistosa e, em seguida, afirma os pontos de vista do governo da Nicarágua no que diz respeito à implementação das recomendações da Comissão. Com respeito à recomendação de que investigue as alegadas violações do direito à vida dos cidadãos de Miskito como resultado dos eventos que ocorreram na região do rio Coco no final de 1981, a nota apenas indica que o fechado é “O relatório da investigação militar do caso Leimus, que contém o plano conhecido sob o nome de Red Christmas,

Essa ação, acrescenta o Governo da Nicarágua: 

Seria acompanhado por uma tentativa de semear confusão através de propaganda disseminada por uma transmissão que é transmitida de Honduras na língua Miskito: muitos Miskitos, enganados, deixados para o país, manipulados pelo ex-agente do segurança Somocista Steadman Fagoth Muller, quem instou-os a invadir nosso território em apoio das bandas somocistas que atacaram as populações fronteiriças, que estavam mal armadas e treinadas. 

Ele também afirma que: 

As mortes que ocorreram em Leimus foram a conseqüência dos ataques ferozes dirigidos pelas unidades contrarrevolucionárias que tentaram levar a cidade, e encontrar um grupo de 14 detidos, acusados ​​de colaboração com a contra-revolução, aproveitaram a confusão que prevaleceu na Tempo para fugir em direção ao rio sob fogo cruzado. 

E essa: 

Também se inclui o julgamento do Gabinete do Advogado Judge das Forças Armadas Sandinistas, que investigou os acontecimentos que ocorreram no final de dezembro de 1981, o que levou a um relatório datado de 2 de abril de 1983

Operação Red Christmas  foi basicamente uma operação de bandeira falsa destinada a desacreditar o governo sandinista. O governo Reagan queria justificar suas ações secretas usando os Miskito’s como forragem de canhão para promover sua causa, e isso era remover o governo sandinista por qualquer meio necessário.

*

Este artigo foi originalmente publicado pela Silent Crow News .

Todas as imagens contidas neste artigo são do autor.


URL curta: http://navalbrasil.com/?p=257600

Publicado por em fev 15 2018. Arquivado em TÓPICO I. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou trackbacks a esta entrada

Deixe uma Resposta

CLIQUE SOBRE AS NOTÍCIAS